Dá para ser muito feliz consumindo menos

114. Menos carros e mais gente nas ruas

Em 21 e 22 de setembro (sexta e sábado) venha passar o dia em plena Avenida Paulista, curtindo um monte de atrações gratuitas engajadas/porém bacanérrimas. Acredito muito que cidades com menos automóveis são melhores para as pessoas e vale a pena brigar para chegar lá! 

No período de 16 a 22 de setembro milhares de locais pelo mundo terão eventos que chamam a atenção para a importância das cidades oferecerem transporte público decente e se tornarem mais amigáveis para pedestres e ciclistas. Já contei nesse blog como surgiu o Dia Mundial Sem Carro/Semana da Mobilidade e minhas experiências em anos anteriores. Se quiser saber mais, é só digitar “Dia Mundial Sem Carro” na ferramenta de busca aí na caixinha da direita que vão aparecer links para vários posts.

Em São Paulo, a programação 2012 está bem bacana e em breve será divulgada com mais detalhes. Dessa vez, junto com um monte de cidadãos e organizações que trabalham voluntariamente pela causa, mergulhei de cabeça no DMSC. Estou ajudando a organizar a Vaga Viva do dia 21 de setembro, sexta-feira. Trata-se de ocupar o espaço de três vagas de estacionamento durante o dia todo para sentir como seria ter as ruas de volta para nós, seres humanos. A prefeitura de São Paulo deu uma força, permitindo nosso “occupy” e estaremos na Rua Padre João Manoel, em frente ao Conjunto Nacional.

Resolvemos então fazer uma sala de estar no meio do mato em plena Avenida Paulista. Emprestamos tapetes, pufes, banquinhos, mesa e um monte de plantas e passaremos o dia batendo papo, jogando cartas, tomando um cafezinho, distribuindo mudas de árvores, recebendo amigos, estudantes e desconhecidos. É só chegar, sentar e ficar à vontade.

Essas são as atividades especiais (100% gratuitas) já agendadas:

  • 8h às 12h – CAFÉ NA FAIXA. Para sentir o conforto de atravessar a rua numa faixa de pedestres especial a ainda ganhar cafezinho de graça!
  • 10h às 11h – OFICINA DE COMPOSTAGEM com Claudio Spínola, da Morada da Floresta, que ensinará a transformar resíduos orgânicos em adubo com a utilização do sistema de minhocário
  • 12h às 13h30 – BATE-PAPO RIOS E RUAS com Luiz de Campos Jr e José Bueno. Uma conversa sobre as centenas de riachos e córregos de São Paulo que estão ocultos sob o asfalto e a importância deles na cidade onde vivemos. Em seguida, no Conjunto Nacional (próximo à entrada principal, na Paulista) haverá a montagem de um quebra-cabeças gigante (3m X 3m) que é o mapa da cidade mostrando só os rios, sem as ruas. Os participantes identificarão no quebra-cabeças os locais onde vivem e trabalham e conhecerão os córregos próximos. 
  • 13h30 – SHOW DO TRIO SINHÁ FLOR! O grupo de forró formado por Cimara Fróis, Talita Del Collado e Carol Bahiense vai animar a galera.
  • 15h– OFICINA HORTA URBANA + PROSA AGROECOLÓGICA. O pessoal da Casa Jaya, do Grupo Hortelões Urbanos e da Campanha Permamente Contra os Agrotóxicos e pela Vida vai mostrar como se monta uma horta orgânica em pequenos espaços.Até as 18 h estaremos lá. É só aparecer! E vou contando as novidades pelo Facebook (https://www.facebook.com/events/480518755306554/).

O dia seguinte, sábado, é a data real do Dia Mundial Sem Carro. Vai acontecer um eventaço na Praça do Ciclista: Praia na Paulista/Ocupe seu lugar ao sol no espaço público. https://www.facebook.com/events/418220194901104/

Se você, como eu, é um dos milhões de motoristas de São Paulo, aproveite a data para deixar o carro descansando na garagem e apareça a pé, de bike, ônibus ou metrô!

Você também poderá gostar de:

1 Comment to 114. Menos carros e mais gente nas ruas

  1. 4 de outubro de 2012 at 6:43 | Permalink

    isso é um bom indicador que as coiass podem mudar…

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 425066Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria