Dá para ser muito feliz consumindo menos

118. Que tal ser um conselheiro do meio ambiente?

Sabia que existem conselhos de meio ambiente em todas as subprefeituras da cidade de São Paulo? E que esses conselhos são compostos por cidadãos eleitos por voto direto, com mandato de dois anos? E que qualquer pessoa pode assistir às reuniões mensais dos conselhos? E que qualquer pessoa pode se candidatar a conselheiro? E que o nome oficial disso é Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mas todo mundo conhece pela sigla CADES?

Até 2011, eu não sabia nada disso. Mas, quando descobri que existe um órgão legítimo de participação popular para assuntos ligados ao meio ambiente em minha cidade, resolvi acompanhar de perto. E passei a frequentar as reuniões mensais do Cades Pinheiros (região onde moro). No começo, foi estranho entrar no prédio da subprefeitura, sem conhecer ninguém. Mas o incrível é que não estranharam a minha presença. E logo percebi que o absurdo era uma pessoa como eu (que se diz interessada em ecologia e soluções locais) ter demorado tanto a encontrar o Cades.

Bom, como ainda existem por aí muitos outros paulistanos dispostos a tornar a cidade mais verde e mais sustentável que ainda não conhecem o Cades, resolvi espalhar a notícia. Então, o objetivo desse post é avisar quando serão as próximas eleições dos Cades regionais (das subprefeituras), o que precisa fazer para votar e para se candidatar. Existe também o Cades Municipal, que se debruça sobre os desafios ambientais de toda a cidade. Ainda não o conheço e, quando descobrir como funciona, pode deixar que aviso.

Minha amiga Madalena Buzzo, que é conselheira do Cades Pinheiros explica a importância desse órgão: “Participando do Cades comecei a entender como é possível trabalhar em parceria com o poder público para tornar a cidade melhor e como a atuação popular pode ser mais efetiva”. E então, vamos lá?

Datas das eleições - Como os conselhos foram criados em épocas diferentes, o vencimento dos mandatos varia de subprefeitura para subprefeitura. No final do post, a lista com os meses em que ocorrerão as próximas eleições. Para saber as datas específicas é preciso entrar em contato com cada subprefeitura.

Para votar – É preciso ter mais de 16 anos e comparecer à subprefeitura no dia da eleição com o documento de identidade e um comprovante de que mora ou trabalha na região.

Para se candidatar – É preciso ter mais de 18 anos e, até um mês antes da data da eleição, apresentar na subprefeitura o documento de identidade, o comprovante de que mora ou trabalha na região, uma foto e uma carta formalizando o pedido de candidatura. Recomenda-se entrar em contato antes para confirmar essas orientações, que podem variar um pouco de uma subprefeitura para outra.

Para saber mais - Dê uma olhada na Lei 14887-2009 (artigos 29 e de 51 a 55), que regulamentam os Cades. (http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-sao-paulo/709780/lei-14887-2009-sao-paulo-sp.html)

É trabalho voluntário! - Os conselheiros não recebem remuneração ou privilégio de espécie alguma. A obrigação básica é comparecer às reuniões mensais, que são agendadas de acordo com a disponibilidade comum do grupo.

E as outras cidades? De acordo com Rute Rute Cremonini de Melo, que atua na prefeitura de São Paulo coordenando o CADES Municipal e acompanhando as atividades do Cades regionais, a existência desses conselhos de cidadãos é um dos pré-requisitos para a participação no Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) do Ministério do Meio Ambiente. Por esse motivo, muitos outros municípios devem contar com órgãos semelhantes. Mais de 2 mil cidades brasileiras têm Secretaria do Meio Ambiente e é lá que podem ser encontradas as informações.

 

CALENDÁRIO DE ELEIÇÕES DO CADES

Região Centro-Oeste

Butantã: Fevereiro/2013

Ipiranga: Fevereiro/2013

Sé: Março/2013

Pinheiros: Abril/2013

Lapa: Julho/2013

Vila Mariana: Agosto/2013

Mooca: Agosto/2013

Região Leste

Guaianases: Janeiro/2013

Itaim Paulista: Fevereiro/2013

São Miguel Paulista: Março/2013

Penha: Julho/2013

Aricanduva: Agosto/2013

Itaquera: Maio/2014

Vila Prudente: Maio/2014

São Mateus: Junho/2014

Ermelino Matarazzo: Setembro/2014

Cidade Tiradentes: Dezembro/2014

Região Sul

M’Boi Mirim: Fevereiro/2013

Cidade Ademar: Fevereiro/2013

Campo Limpo: Junho/2014

Jabaquara: Agosto/2014

Santo Amaro: Novembro/2014

Região Norte

Vila Maria: Fevereiro/2013

Casa Verde: Junho/2013

Jaçanã: Setembro/2013

Santana: Outubro/2013

Perus: Dezembro/2013

Pirituba: Março/2014

Freguesia/Brasilândia: Junho/2014

Você também poderá gostar de:

7 Comments to 118. Que tal ser um conselheiro do meio ambiente?

  1. maria lusia teixeira's Gravatar maria lusia teixeira
    28 de janeiro de 2013 at 18:40 | Permalink

    gostaria de mim candidatar a concelheira do meio ambiente ,trabalho com artes em fuxicos q
    uero colaborar para ajudar nossso planeta ficar florido ñ poluido ,plantas.

  2. 7 de fevereiro de 2013 at 9:13 | Permalink

    Claudia, o CADES fica fora da sede física das subprefeituras ou cada lugar é de um jeito? Não consigo achar o endereço da subprefeitura de butantã, que eu imagino seja a responsável pela minha região, vc tem alguma dica?

  3. Anita's Gravatar Anita
    29 de abril de 2013 at 12:28 | Permalink

    moro em Cerqueira Cesar e na sua listagem não vi Cades nesta região. Gostaria muito de me candidatar. Imagino que se precisa mostrar documento de residência não posso me candidatar em qualquer bairro não é?
    abraços
    Anita

  4. 31 de julho de 2017 at 7:33 | Permalink

    Parabéns pela página, texto e te conheci pessoalmente (Horta Das Corujas) posso dizer tbm pelo empenho!
    Hoje com menos tempo, mas estou no 2° mandato CADES Reg. Freg./Brasilandia. E toda ajuda é bem vinda seja com tempo que for!
    Abracos sustentáveis!

  1. By on 17 de janeiro de 2013 at 18:12

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 360649Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria