Dá para ser muito feliz consumindo menos

122. A Revolução da Comida chegou!

Food Revolution Day, o “feriado” que o cozinheiro inglês Jamie Oliver inventou, é nessa sexta-feira, 17 de maio. Veja como e por que é importante participar do movimento.  

Pai de quatro e prestes a completar 38 anos, Jamie continua com jeito e energia de garoto. Mas é bom levar a sério o que diz: “Nossas crianças estão crescendo obesas e desnutridas por causa do consumo de alimentos processados e esta será a primeira geração em muito tempo a viver menos do que os próprios pais. É hora de mudar. Precisamos de uma revolução alimentar”.

Pois a tal revolução ganhou o nome de Food Revolution Day, um dia de mobilização mundial em prol dos alimentos saudáveis e do ato singelo de cozinhar (de acordo com ele, uma das coisas mais importantes a aprender na vida). O primeiro FRD aconteceu em 19 de maio do ano passado, um sábado, reunindo mais de mil eventos em 664 cidades espalhadas por 62 países do mundo. A Revolução da Comida 2013 foi marcada para 17 de maio, sexta-feira, mas as atividades organizadas espontaneamente aqui no Brasil acabaram extrapolando a data e agora teremos todo um final de semana dedicado ao tema.

Jamie Oliver é disléxico e teve muitos problemas de aprendizagem. Cresceu na pequena Clavering, ajudando os pais no pub da família. Com 16 anos foi estudar culinária. Em 1997 era aprendiz na cozinha do badalado River Café, em Londres, quando apareceu por lá uma equipe de filmagem. Jamie fez tanto sucesso no documentário que rapidamente ganhou um programa próprio e virou celebridade televisiva. Decidiu usar sua fama em prol de uma boa causa: melhorar a alimentação sobretudo das crianças. Horrorizado com o universo do  junk food , ele foi à luta contra a propaganda intensiva, os brindes irresistíveis, a aparência artificialmente ultracolorida, as embalagens pop, as texturas crocantes à base de gordura trans e sabores ressaltados por aditivos químicos dos produtos alimentícios.  Sua fundação (http://www.jamieoliver.com/foundation/)  empurrou o  governo britânico a mudar alguns parâmetros culinários para os colégios, obrigando-os a:

• ensinar conceitos básicos sobre nutrição, dieta e confecção dos alimentos, para que os alunos façam escolhas acertadas ao longo da vida;

• incluir frutas e hortaliças frescas no menu diário;

• substituir doces por pão, refrigerantes por água e batatas fritas por amêndoas e outros frutos secos;

• limitar as quantidades disponíveis de sal, ketchup e maionese;

• oferecer no máximo de duas porções de alimentos fritos por semana.

A programação do Food Revolution Day 2013 de São Paulo, Rio de Janeiro e Novo Hamburgo você encontra nesses links:
http://alimentopuro.synthasite.com/food-revolution-day.php
http://www.youtube.com/watch?v=wN9aFdgxHW0

Mais do que bem-vinda, a Revolução da Comida é urgente em nosso país. Quem ainda duvida precisa dar uma olhada no documentário Muito Além do Peso (http://www.muitoalemdopeso.com.br/).

Quer assinar a petição online internacional de apoio ao movimento? Vai lá: http://www.jamieoliver.com/us/foundation/jamies-food-revolution/sign-petition

E  fica o convite para assistir o próprio Jamie explicando por que criou o Food Revolution Day ( http://www.youtube.com/watch?v=zA83ASHriAM).

Por mim, esse dia seria um feriado mundial diferente. Todos faríamos nossas atividades cotidianas comuns, mas com o desafio de cozinhar com as refeições com as próprias mãos, usando apenas  ingredientes frescos, saudáveis e, se possível, orgânicos.

Você também poderá gostar de:

2 Comments to 122. A Revolução da Comida chegou!

  1. Heloisa's Gravatar Heloisa
    15 de maio de 2013 at 12:24 | Permalink

    Sou fã do Jamie, aconpanho seu programa pela TV a bastante tempo.
    Parabéns pela matéria.

  2. 16 de maio de 2013 at 18:57 | Permalink

    Oi Claudia !

    Parabéns pela matéria, estou compartilhando e divulgarei aos 04 ventos . . .rsrs
    ]

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 425069Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria