Dá para ser muito feliz consumindo menos

137. Os bondes do Plano Diretor de SP

Tenho acompanhado um pouco os trâmites do Plano Diretor de SP e minha ignorância sobre planejamento urbano continua quase infinita. Mas percebo que não só a Câmara como também o Facebook virou um campo de batalha em que diversas facções emitem opiniões absolutas e até insultos, muitas vezes desqualificando quem pensa diferente. Nesse cenário confuso os pontos de vista costumam variar de acordo com o bonde em que está embarcado o interlocutor.  Os que já identifiquei até agora são:

BONDE IMOBILIÁRIO – É a turma da construção civil tentando transformar cada metro de terreno num espigão. Deve ter gente honesta e conscienciosa no veículo, mas predomina a impressão de que ele está sendo guiado pelo pessoal que quer lucrar o máximo e o mais rápido possível com a demanda reprimida por habitação na cidade. E depois, é claro, desfrutar a vida em suas coberturas triplex, casas de veraneio e paraísos turísticos pelo mundo afora.

BONDE DA MORADIA – Movimentos populares interessados em habitações decentes subsidiadas no centro expandido, com a demanda justa por dignidade e não passar 4 horas por dia em trânsito. Resta saber se não haverá a especulação imobiliária versão baixa renda, com essas moradias sendo revendidas com ágio ou entrando em esquemas obscuros.

BONDE VERDE – Ambientalistas preocupados com áreas e zonas de proteção ambiental, preservação de nascentes, de mananciais, mais parques e áreas verdes, menos carros nas ruas. É nesse que embarquei.

BONDE DOS REMEDIADOS – Moradores de bairros já estabelecidos, que não querem adensamento, verticalização e eixos de transporte em suas vizinhanças.

O fato é que vivemos na mesma cidade e, se quisermos que ela melhore, cada um precisará ouvir os argumentos dos passageiros dos outros bondes e estar disposto a negociar com eles.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 352072Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria