Dá para ser muito feliz consumindo menos

145. Procura-se conselheiro do meio ambiente

Há dois anos sou conselheira do meio ambiente na subprefeitura de Pinheiros. O mandato está acabando, aprendi muito e vou tentar me reeleger. Precisamos de mais candidatos e as inscrições terminam em 30 de junho.

Na gestão atual, que se iniciou em 2013, fui a terceira mais votada, tendo recebido a enorme quantidade de… 26 votos. Por aí já dá para ter uma ideia de que o CADES é quase secreto na cidade. Além de pouco conhecido e nada divulgado, não é deliberativo (apenas consultivo) e não tem atribuições muito claras. Ou seja, tudo montado para se tornar mais uma instância inútil e irrelevante pendurada na burocracia governamental.

Só que as coisas podem ser diferentes. E nos últimos dois anos têm sido! Desde que me tornei conselheira, juntei forças com as colegas Madalena Buzzo, Joana Canedo e Thais Mauad num Grupo de Trabalho de Arborização e Agricultura Urbana ativíssimo que, entre outras mil coisas, organizou cursos para a comunidade e treinamentos para as equipes de manutenção de áreas verdes da prefeitura. Também por meio do CADES e de permacultores voluntários conseguimos realizar em 2014 um curso de introdução à permacultura urbana que foi sensacional (https://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Permacultura_Urbana).

Então fica o convite para quem quiser entrar nesse barco tentar tornar a cidade mais verde e mais sustentável. Mesmo que eu não consiga me reeleger, estarei pronta para prosseguir nos grupos de trabalho (sim, esses grupos são abertos e não precisa ser conselheiro para participar).

Só tem uma coisa: se você resolver se candidatar achando que alguém vai querer ouvir seus conselhos sobre como a cidade deveria ser, esquece. O chamado é para colocar a mão na massa e esquentar os neurônios tentando encontrar maneiras de quebrar a inércia desse modelo insustentável em que a gente vive. A subprefeitura e seus funcionários têm sido bem parceiros, mas eles estão atolados de demandas e para as nossas atividades acontecerem somos nós que temos que suar a camisa.

Informações básicas

  • Os conselhos de meio ambiente das subprefeituras são compostos por oito cidadãos eleitos por voto direto, com mandato de dois anos, e oito representantes de diversos órgãos da prefeitura.
  • Nem sempre essas cotas são preenchidas, já que nem a sociedade nem a municipalidade dão muita bola para o CADES. Aliás, alguns CADES estão atualmente desativados.
  • Qualquer pessoa pode assistir às reuniões mensais que em Pinheiros acontecem na segunda quarta-feira das 17h às 19h (Endereço: Av. Nações Unidas, 7123 – Alto de Pinheiros, ao lado da estação Pinheiros do Metrô/CPTM. Só que a de julho não vai acontecer). A comunidade pode (e deve) levar pedidos e sugestões ao conselho que sejam relacionados às questões ambientais da cidade.
  • Os conselheiros não recebem remuneração ou privilégio de espécie alguma. A obrigação básica é comparecer às reuniões mensais.

A eleição de Pinheiros – Será em 26 de julho, domingo, na Praça de Atendimento da Subprefeitura Pinheiros ( Av. Nações Unidas, 7123, térreo) das 10h às 16h. Para votar é preciso ter mais de 16 anos e levar o documento de identidade e um comprovante de que mora ou trabalha na região.

Para se candidatar é preciso ter mais de 18 anos e fazer a inscrição até 30 de junho (terça-feira). Documentos necessários: cópia da identidade, comprovante de que mora ou trabalha na região, uma foto e uma carta formalizando o pedido de candidatura.

Para saber mais

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 367421Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria