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28. Cidade das bicicletas

Pedalando minha bike enferrujada, sonho com um mundo em que os carros desapareceram.

Tenho observado cada vez mais ciclistas nas ruas de São Paulo. Nos domingos de manhã, quando saio para pedalar com o Nino, meu fox paulistinha maluco, as bicicletas já ganham dos carros na Pedroso de Moraes. Mesmo durante a semana, na hora do rush, muita gente desafia a violência do trânsito paulistano nesse veículo superfrágil. São homens, mulheres, adolescentes, jovens adultos e – o que mais me chama a atenção – muitos quarentões e cinquentões usando a bike como meio de transporte.

Essa coragem me falta. Morro de medo de ser atropelada por um carro e, por isso, fico aqui pelo bairro. Como meu cão precisa de exercícios intensos, ando de bicicleta todos os dias pelas ruas ao redor de casa. Também vou de bike ao clube e à fisioterapia, que ficam bem perto. Meu próximo objetivo é a integração bicicleta-metrô. Dá para ir da minha casa até a estação Faria Lima da linha amarela pela ciclovia, o que é um luxo. Assim que sobrar um tempinho, sairei pedalando, deixarei a bicicleta estacionada no Largo da Batata, pegarei o trem, em alguns minutos, chegarei à Avenida Paulista.  

Estou longe de ser uma ciclista high tech. Tenho uma bike toda enferrujada, sem marchas nem freio (é preciso travar as rodas no pedal). Mas não a troco pela Ferrari das bicicletas de jeito nenhum. Além de ser superconfortável com seu guidom alto e o banco enorme e bem acolchoado, me identifico com seu estilo hippie-velho. Foi comprada por US$ 50 em 1998, nos Estados Unidos. Eu estava lá participando de um congresso e, em vez de alugar um carro para percorrer todos os dias o trajeto de 3 km entre o hotel e o centro de convenções, decidi adquirir o veículo.

Para driblar o pavor do atropelamento, evito ruas movimentadas, fico atenta aos ruídos e uso em cima da roupa um colete de treinamento verde fosforescente que o time de basquete me doou. Assim, os motoristas são obrigados a me enxergar.  

Comecei a ler “Diários de Bicicleta”, de David Byrne (sim, aquele do Talking Heads), estou adorando e recomendo. Ele usa a bike como meio de transporte em Nova York desde os anos 80 e tem um modelo dobrável que leva em suas viagens pelo mundo. No livro, são imperdíveis as descrições de cenários urbanos e as reflexões sobre como o automóvel destruiu os espaços de convivência entre as pessoas. 

Trilha sonora desse post: Nothing But Flowers, de David Byrne (www.youtube.com/watch?v=PEV-pPf3Fu4) – A música fala da era pós-industrial, em que os viadutos, shoppings e fábricas já não existem e as plantas retomaram a superfície do planeta.

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4 Comments to 28. Cidade das bicicletas

  1. Ian's Gravatar Ian
    16 de junho de 2010 at 13:44 | Permalink

    Eu me conto entre os Quarentoes curtindo a bicicleta de novo. Mas ainda nao consigo usar muito como meo de transporte. Acredita se quiser que no escritorio onde eu trablhava, nao deixava estacionar bicicleta na garagem? E este predio e um dos poucos em Miami com certificado de “Green Building” – temos um caminho para andar ainda para fazer a bicicleta parte do nosso dia-dia. Mas chegaremos la…..devagar e sempre.

    Ian

  2. 13 de maio de 2011 at 16:20 | Permalink

    Claudia, acho que a Europa está a anos luz do Brasil em uso da bicicleta como meio de transporte. Refiro-me, claro, às grandes cidades. Falam da Velib de Paris, mas esse é apenas um exemplo. Em São Paulo você está vendo mais gente pedalar, mas duvido que tenha aumentado muito o uso da bike como meio de transporte. Ainda falta a integração, da qual você fala. E o respeito dos carros, quem pensam que quem pedala está sempre passeando e por isso não é prioridade. Se você se interessa por esse tema, vale ir atrás de alguns cicloativistas. Acho que alguns exageram na dose, mas creio que temos, sim, de pressionar poder público e sociedade civil para pensar melhor no assunto.
    beijo,
    Luciana

  3. claudia's Gravatar claudia
    14 de maio de 2011 at 18:10 | Permalink

    Oi Lu,
    Sou muito simpatizante do cicloativismo. Acho que os carros destruíram a convivência humana nas cidades e sonho com um tempo em que as ruas sejam reconquistadas pelas pessoas e por veículos mais gentis, como a bicicleta. Se você tiver gente bacana para indicar, ficarei feliz. Bjo.

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