Dá para ser muito feliz consumindo menos

37. Duas mulheres contra um veneno

Garrafinhas PET contém BPA, me avisaram. Fui pesquisar essa substância (que faz parte da maioria dos plásticos) e não gostei nem um pouco do que descobri.

Por causa do post anterior, conheci a Letycia e a Maria Fernanda, da campanha Água na Jarra (www.aguanajarra.com.br). Foram elas que me alertaram para o risco de usar e reutilizar garrafinhas PET. O problema se chama Bisfenol A, ou BPA, ingrediente de boa parte dos plásticos das embalagens de alimentos e bebidas. A substância interfere nos nossos hormônios (age no corpo como estrogênio) e boas fontes científicas afirmam ser cancerígeno.

Agradeci a dica, mas deu inveja das pessoas que mantêm distância dos dramas ambientais e passam a vida driblando pensamentos eco-sombrios.  Como não consigo ser assim, fui pesquisar o tal BPA no site http://www.otaodoconsumo.com.br/.

Lá descobri mais uma dupla de mulheres valentes, que lutam para que as próximas gerações recebam um mundo menos envenenado. Fabiana Dupont e Fernanda Medeiros criaram a campanha “Você é o que você come na embalagem que consome” e defendem a proibição do Bisfenol A sobretudo em mamadeiras e produtos infantis. Isso já acontece no Canadá, Dinamarca, França, Costa Rica e em alguns estados norte-americanos. Aqui no Brasil, a discussão ainda se restringe aos meios científicos e há um lobby potente da indústria do plástico para manter tudo como está. A dupla do Tao do Consumo mantém contato com os pesquisadores brasileiros que estudam o assunto e montaram uma rede de apoio entre sites, blogs & cia. A iniciativa delas chegou à Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que agora pretende iniciar uma campanha nacional pela proibição do BPA. Parabéns, Fabiana e Fernanda!

De volta às minhas garrafinhas de água, decidi adquirir uma de alumínio e livre de produtos químicos. Foi desenvolvida por um parceiro do Água na Jarra e andará comigo onde eu for. Depois de ser a cobaia, pretendo dar de presente para familiares e amigos, a começar pelos meus filhos.

Por falar em filhos, estou tentando não pensar nas milhares de vezes em que, quando eram pequenos, usaram mamadeiras possivelmente impregnadas de Bisfenol A. Até encontrei uma delas, bem velhinha, e fui ver de que tipo de plástico é feita. Para isso, basta olhar no fundo de qualquer recipiente desse material um número em relevo. A classificação era 4, correspondente ao PEBD, o polietileno de baixa densidade. (Isso você verifica nesse site aqui: http://www.reciclaveis.com.br/mercado/clasplas.htm). Só que, como não entendo nada de química, pouco adiantou.

Principalmente se você tem filhos pequenos, não deixe de ver as informações sobre BPA lá no http://www.otaodoconsumo.com.br/. Divulgue a campanha, indique para os amigos e tente ficar longe dessa substância não é nada boa para nós, mamíferos.

(Agora estou no twitter: @claudiavisoni)

Você também poderá gostar de:

4 Comments to 37. Duas mulheres contra um veneno

  1. 14 de agosto de 2010 at 9:13 | Permalink

    Gostei muito deste ‘post’, Cláudia. Vou tentar hoje mesmo mudar os padrões de consumo de água engarrafada aqui em casa. Aproveito para deixar aqui a ligação de uma matéria excelente que saiu esta semana no New York Times: http://www.nytimes.com/2010/08/08/business/08consume.html?_r=1&src=me&ref=general.
    Um beijinho e saudades
    Andréia

  2. 16 de agosto de 2010 at 17:10 | Permalink

    Claudia, como não jogo fora minhas garrafinhas d’água (que bebo sem medida o dia todo), estou com uma coleção delas aqui, umas 10, fora as que ficam no carro. Elas são refis, e só compro uma quando estou em algum lugar sem bebedouro e com a minha a tiracolo vazia. Quero a garrafinha da água na jarra, campanha que vou aderir (sempre pensei em fazer uma campanha dessas, esta é a diferença entre os que pensam e os que penasm e fazem… ficamos só nas idéias, triste). Adorei! Bjs

  3. eliane's Gravatar eliane
    10 de setembro de 2013 at 11:51 | Permalink

    O MAIS IMPORTANTE ASPECTO DA GARRA PET NAO É SÓ AMBIENTAL, É SUA CONTAMINAÇÃO PARA SAÚDE. O PLASTICO DA COMPOSIÇÃO DA GARRAFA CONTÉM O BISFENOL A NA SUA COMPOSIÇAO E É ALTAMENTE PREJUDICIAL A SAUDE

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 426877Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria