Dá para ser muito feliz consumindo menos

47. Queridas minhocas

Com um minhocário em casa a gente reduz o lixo e produz adubo natural de ótima qualidade. Não precisa ter nojo, pois as minhocas são lindas, simpáticas e limpinhas.

Em julho de 2009, fui visitar a Bio Brazil Fair (feira de produtos orgânicos e sustentáveis – http://www.biobrazilfair.com.br/2011/codigo/home.asp?resolucao=1024)  e encontrei um stand com minhocários domésticos. Comprei o kit ali na hora e ouvi com atenção as instruções. Levei para o carro três caixas de plástico grandes e um saquinho com um pouco de húmus e uma porção de minhocas.

No dia seguinte empilhei as caixas, instalei as meninas em sua nova casa e comecei a alimentá-las diariamente com talos de vegetais e outros restos da cozinha. No começo, só um pouco. Depois, conforme as novas gerações iam povoando o minhocário, fui aumentando a quantidade.

Se, na minha infância, alguém dissesse que em 2010 eu estaria criando minhocas em casa, daria uma gargalhada. Nasci três anos antes do homem ir à Lua e as crianças daquela época sonhavam em ser astronautas. Víamos Jetsons na TV e achávamos que, quando fôssemos adultos, não seria mais preciso fazer comida, pois nos alimentaríamos com pílulas.

Pois bem, décadas se passaram e aqui estou eu comprando orgânicos, cultivando uma mini-horta, adorando cozinhar e transformando restos de vegetais em adubo. Para isso servem as minhocas. Elas ficam quietinhas em suas caixas comendo aquilo que iria para o lixo. Em algumas semanas, talos, folhas, pó de café usado, pão embolorado, cascas de frutas e de ovos viram puro húmus. Num recipiente separado fica o líquido que escorre: é vitamina da melhor qualidade para diluir em água e borrifar nas plantas! Para o lixo, só vão restos de carne, queijo, comida muito salgada ou gordurosa, cascas de laranja e limão (ácidos demais para as minhocas).

O minhocário é limpíssimo e cabe em qualquer canto (vários amigos que moram em apartamento têm um kit igualzinho). Precisa ficar na sombra. Quando você abre a caixa, dá para ver os vegetais em decomposição e as minhocas passeando por eles, felizes da vida. Tem cheirinho de terra, suave e gostoso.  Para organizar o esquema na cozinha, basta colocar na pia um recipiente para ir recolhendo a refeição das queridas invertebradas ao longo do dia.

Meus filhos e os amigos deles se divertem olhando a movimentação que acontece dentro do minhocário. Outro dia, uma menina quis levar para casa. Arranjei um potinho, furei para arejar e coloquei algumas minhocas enroladas em seu húmus junto com um pouco de comida. Mas tenho a impressão de que a colônia não foi em frente, pois, ao vir buscar, a mãe olhou horrorizada para o brinde. Compreendi a reação dela, pois eu mesma demorei um pouco para acostumar com essa ideia. Hoje em dia, em vez de nojo até sinto saudade da turma quando vou viajar (rs). Falando nisso, elas sobrevivem mais de um mês sem colocar comida nova, por isso as viagens não são problema para iniciar sua criação.

Fica aqui o convite para entrar para a turma da minhoca. Além de reduzir bastante a quantidade de lixo produzida na sua casa e fabricar um adubo de excelente qualidade, você vai ver como é boa a sensação de acompanhar todos os dias o reinício do ciclo da vida.


ONDE COMPRAR E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MINHOCÁRIOS

- Morada da Floresta (São Paulo) – http://www.moradadafloresta.org.br/
Desenvolve também sistemas de compostagem dimensionados para atender às necessidades de condomínios, empresas, escolas, restaurantes, clubes, hotéis e eventos. Recentemente, a Morada da Floresta cuidou de todos os resíduos orgânicos da Adventure Sports Fair. Veja lá: http://colunas.epoca.globo.com:80/viajologia/2010/10/07/show-de-sustentabilidade-na-adventure-sports-fair-em-sao-paulo/

- Composteira Soluções Ecológicas (São Paulo) – http://composteira.blogspot.com/

- Minhocário Urbano Sustentável Caseiro (São Paulo) -http://cadicominhocas.blogspot.com/
Alternativa permacultural (aproveita sucata) e mais econômica. Entregas a combinar em estações do metrô.

- Minhocasa (Brasília) – http://www.minhocasa.com/
Além de produzir minhocários, a empresa dá cursos e atua com projetos socioambientais no Distrito Federal.

Você também poderá gostar de:

8 Comments to 47. Queridas minhocas

  1. Joana Canedo's Gravatar Joana Canedo
    22 de outubro de 2010 at 8:42 | Permalink

    Olá Claudia,
    prazer em conhece-la ontem. Estou dando uma olhada no seu blog e estou curtindo. Vai aqui a dica de uma outra empresa que comercializa minhocários em SP, e que pertence a uma mãe da escola: http://composteira.blogspot.com/

    Joana

  2. Vanessa's Gravatar Vanessa
    30 de novembro de 2010 at 9:14 | Permalink

    Olá Claudia, muito prazer.
    Adorei o seu blog.
    Estou morando em uma casa há 2 meses, depois de viver anos em apartamentos.
    Tem um jardim enorme, e sempre me preocupei em adubos naturais, desde q fui com o colégio há um colégio agrícola e apredi na prática sobre as minhocas e adubos.
    Gostaria de saber de em PORTO ALEGRE tem algum local que venda essas caixas para criação de minhocas. Bjos e obrigada por dividir consco os temas sobre sustentabilidade.

  3. Lorena Manique's Gravatar Lorena Manique
    13 de janeiro de 2011 at 13:25 | Permalink

    Olá Claudia,
    Estou visitando seu blog pela primeira vez. Além de estar feliz de encontrar mais um blog lúcido e muito bem escrito, gostaria de te parabenizar pela maneira clara e objetiva que descreveste o kit Minhocasa. Aproveito para informar que sou representante do Minhocasa no Rio Grande do Sul. Gostaria também de te apresentar o Projeto Portal do Sol. Trata-se de um projeto educacional 1’00% baseado em sustentabilidade. Para maiores detalhes visite o site http://www.portaldosol.org.br
    Um abraço fraterno e um ótimo 2011 para você e os seus.

    Lorena Manique
    MNQ Soluções Ambientais
    Tel.(51) 3207-8387
    Cel.: (51) 9123-5093

  4. Paulo's Gravatar Paulo
    27 de maio de 2011 at 18:14 | Permalink

    Olá… Os números de telefone da MNQ não existem ou não atendem.

  5. claudia's Gravatar claudia
    28 de maio de 2011 at 20:24 | Permalink

    A indicação veio desse e-mail aqui: lorena.manique@mnqsa.com Tente falar com a Lorena, quem sabe ela explica o que acontece na MQN. Abs!

  6. Miguel's Gravatar Miguel
    20 de outubro de 2012 at 17:24 | Permalink

    Vanessa,

    a essas alturas você já deve ter conseguido o seu minhocário.

    Só queria deixar registrado aqui, por que achei através do google, que eu faço minhocários e moro no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre). Pode me mandar email: miguel.baierle@gmail.com e acertamos.

    Abraço

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 417890Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria