Dá para ser muito feliz consumindo menos

64. Oscar da Ecologia

oscar-1Na internet, alguns vídeos resumem e apontam soluções para o enrosco ambiental em que nos metemos. Fáceis de baixar e muito esclarecedores, vale a pena ver.

ANNIE LEONARD merece vários “óscares” pelo conjunto da obra. Essa ativista norte-americana ficou famosa com The Story of Stuff (A história das coisas), que circula na rede desde 2008, já foi visto por mais de 12 milhões de pessoas e mostra o que ela aprendeu em 10 anos de viagens por 40 países, conhecendo fábricas, cidades, áreas rurais degradadas e depósitos de sucata. No Youtube há uma versão legendada em português e recentemente o site oficial (www.storyofstuff.com) lançou a área internacional, onde figura nossa língua pátria ao lado de outros 10 idiomas, incluindo mandarim e hebraico. Quer um curso rápido sobre ecologia? Vire, revire e assista tudo o que há em www.storyofstuff.com. Além do documentário número 1, já clássico, por lá você vai encontrar The Story of Cosmetics (sobre produtos de beleza), The Story of Bottled Water (sobre água mineral), The Story of Eletronics (sobre os eletrônicos) e o vídeo mais recente, The Story of United Citizens vs FEC (sobre as grandes corporações influenciando os políticos a agirem em favor de seus interesses).

PARA AS CRIANÇAS, Annie Leonard criou, em parceria com a rede PBS, a série de desenhos animados Loop Scoops (em http://pbskids.org/loopscoops/ e também no Youtube). Os filminhos tratam de assuntos que têm a ver com o cotidiano e os desejos de consumo dos pequenos. Curtos e ótimos para assistir em família, dois deles foram legendados pela Joana Canedo, que é tradutora e minha amiga. Aqui vão os links:
* Loja da Felicidadehttp://www.youtube.com/watch?v=_uCFMGGPx18&feature=mfu_in_order&list=UL
* Lixo - http://www.youtube.com/watch?v=L-ykcr-z_U4&feature=mfu_in_order&list=UL

SEGREDOS INDUSTRIAIS são revelados no documentário Comprar, tirar, comprar (http://www.youtube.com/watch?v=QosF0b0i2f0  ). Três anos de pesquisas foram condensados em 52 minutos, com cenas gravadas na  Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana. O tema aqui é a obsolescência programada. Ou seja, os truques sujos das indústrias para fazer os produtos quebrarem logo, entupindo os lixões e empurrando os consumidores de volta às lojas.

DE FLORIPA VEM UM SOPRO DE ESPERANÇA. Na periferia da cidade, a agente comunitária e ex-gari Rose iniciou o recolhimento do lixo orgânico da vizinhança para combater os ratos. Os resíduos agora viram adubo para a horta comunitária do terreno baldio e, por conta própria, as pessoas resolveram plantar também em seus quintais. A comida ficou mais saudável, a galera mais unida, as relações sociais começaram a ser refeitas. Deu até rap. É ver Revolução dos Baldinhos para acreditar que o mundo tem solução: http://www.youtube.com/watch?v=NlFFmO-xkBI

PROGRAMAÇÃO VERDE TAMBÉM NO CINEMA
* Trabalho interno, documentário que ganhou o Oscar, nem cita palavras como ecologia ou sustentabilidade. Mas, para mim, esse é o pano de fundo da história. Enquanto o mundo fica mais pobre em riquezas verdadeiras, os espertinhos de Wall Street inventam dinheiro de mentira, conseguem se safar da justiça e manter suas fortunas enquanto arruínam as finanças de milhões.
* Lixo Extraordinário mostra como os brasileiros que se consideram de bem não estão nem aí para o destino de seus detritos e o de quem lida com eles. AíVick Muniz, artista plástico de renome internacional, decide se misturar ao lixo e às pessoas do lixo, fazendo um projeto que arrecada dinheiro e turbina a associação de catadores do Jardim Gramacho. Eu estava com um pouco de preconceito antes de ver, mas virei fã do Vick. E acho que esses dois filmes deveriam ter sido premiados juntos, já que contam a história da devastação, da concentração de riquezas e da exclusão a partir de pontos de vista diferentes.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 435455Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria