Dá para ser muito feliz consumindo menos

66. Dia Mundial da Água

Em termos práticos, economizar água em casa faz pouca diferença. A atitude é política.

A mídia adora uma efeméride e fez barulho com o Dia Mundial da Água (22/3). Mas o clima não tem nada de festivo, já que as manchetes foram de “Vai faltar água em metade das cidades brasileiras em 2015” (Folha de São Paulo) a “Em 15 anos, 1,8 bilhão de pessoas no planeta enfrentarão escassez de água” (Metro).

Eu me sinto um pouco ridícula dando dicas para reduzir o consumo de água, pois, como os céticos gostam de lembrar, esforços individuais são praticamente nulos. A irrigação de lavouras fica com 70% da água disponível, enquanto a indústria pega 20% e apenas os 10% restantes vão para o consumo doméstico (sendo que, no Brasil, boa parte da água tratada é desperdiçada em vazamentos no sistema de distribuição).

Do que adianta então economizar em casa? Tenho um amigo que aconselha o filho adolescente a gastar toda a água que puder uma vez que, na visão dele, o meio ambiente já foi para a cucuia mesmo. Além de discordar dessa atitude, pois ainda tenho esperança no futuro da humanidade, acho cruel transmitir uma perspectiva tão sombria para uma pessoa tão jovem.

Sou absolutamente muquirana com água e economizo gotas. Para mim, trata-se de uma postura ao mesmo tempo simbólica, política e espiritual. Fechando a torneira,  a todo instante me obrigo a lembrar que a sociedade global precisa encontrar maneiras de gerir melhor esse recurso. A água para mim é sagrada e tento fazer a minha parte.

Aí vão as tais dicas tão batidas que é chover no molhado. Só que, pelo que observo, poucas pessoas já aderiram.

  1.  Escovar os dentes só de torneira fechada.
  2. Deixar o copo ao lado do filtro (ou na mesa de trabalho) e usar o mesmo dia todo.
  3. Em todas as ocasiões, fechar a torneira até o fim, bem forte, para não pingar.
  4. Tomar banhos rápidos e com a água do chuveiro fraquinha, fechando a torneira na hora de ensaboar.
  5. Seguir o conselho do SOS Mata Atlântica e fazer xixi no banho (http://www.xixinobanho.org.br/).
  6. Depois de fazer xixi no vaso sanitário, apertar a descarga de leve.
  7. Lavar carro usando balde em vez de esguicho.
  8. Lavar louça usando bacias (em vez de água corrente) para enxaguar.
  9. Limpar garagens, calçadas e quintais só com a vassoura.

Recomendo a leitura: http://blogdosakamoto.uol.com.br/2011/03/22/agua-tomar-banho-longo-e-o-menor-dos-problemas/.

Você também poderá gostar de:

1 Comment to 66. Dia Mundial da Água

  1. Missao Tanizaki's Gravatar Missao Tanizaki
    14 de agosto de 2011 at 15:24 | Permalink

    BRASIL: Um EXEMPLO ao MUNDO ! ! ! ! ! !

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A Matéria (Link abaixo), entre outras, nos leva apresentar o que segue.

    http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=8&idnot=59964

    Todas os Vegetais & Resíduos citados são BioMassas utilizáveis para Produção de Energia.

    Outros Produtos/Derivados, através da Química VERDE, também, poderão futuramente ser Produzidos a partir das mesmas BioMassas, visando Reduzir / Substituir o Petróleo POLUIDOR.

    A Equipe BR do AGUAPÉ, na medida do POSSÍVEL, sempre volta a LEMBRAR aos envolvidos com o Desemvolvimento da Química VERDE de que o AGUAPÉ é ÚNICO por apresentar Alta PRODUTIVIDADE (250 a 500 Toneladas/Hectares/Ano), SEM Tempo RUIM, como, também ser o Mais Importante DESPOLUIDOR NATURAL das ÁGUAS.

    Em Outros Produtos/Derivados, acima citado, também, podemos incluir o AGUAPÉ na Produção do BioFertilizante & BioGás, em Grande ESCALA.

    Com a Implementação de Muitos Milhares de Pequenas Barragens / Açudes e a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, podemos AMPLIAR, em muito, o POTENCIAL HÍDRICO do BRASIL Continental, com Alta REDUÇÃO das POLUIÇÕES, e o POTENCIAL da Produção Agropecuária Brasileira.

    O Nordeste Brasileiro e o Estado do Rio Grande do Sul já adotaram essa ESTRATÉGIA, visando reduzir os IMPACTOS da SECA / ESTIAGEM – estendendo essa ESTRATÉGICA por todo Território Brasileiro e Implementando a Tecnologia das Chuvas Artificiais do Engenheiro / Pesquisador Takeshi IMAI, podemos promover um Fantástico SALTO SUSTENTÁVEL na Produção Agropecuária Brasileira, pois muitos poderão passar a ter Duas SAFRAS / ANO, altamente PRODUTIVAS / SEGURAS (SEM Tempo RUIM).

    SÓ com NORDESTE pode alcançar a PRODUÇÃO BRASILEIRA da ATUALIDADE – Todos os POBRES terão as OPORTUNIDADES, com a Mínima Participação do ESTADO ou SEM ESMOLA, de conseguir Uma VIDA DIGNA.

    Com o Fantástico SALTO SUSTENTÁVEL na Produção Agropecuária Brasileira podemos estabelecer PROGRAMAS SUSTENTÁVEIS no COMBATE à FOME no Território Brasileiro, como, também, em outros PAÍSES – O BRASIL com isso passa a ser EXEMPLO ao MUNDO.

    OBSERVAÇÃO: todas as PROPOSTAS tem seus PRÓS (Aspectos POSITIVOS), também, os CONTRAS (Aspectos NEGATIVOS), por esse motivo fica ABERTO a OPORTUNIDADE para suas MANIFESTAÇÕES.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 435458Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria