Dá para ser muito feliz consumindo menos

87. Vamos ao passeio público?

É a hora e a vez de quem sonha com ruas melhores para as pessoas. O Dia Mundial Sem Carro acontece em 22/9, próxima quinta-feira. No sábado, um encontro/passeata bem divertido na Paulista.

Chegou a Semana da Mobilidade, que começou16/9 (sexta feira) e vai até sábado, dia 24. O movimento brasileiro é inspirado pela “European Mobility Week”, que está em sua décima edição e tem atualmente quase 2 mil cidades participantes. A história vem de 1999, quando a União Europeia criou a campanha “In Town Without My Car” . No ano seguinte, o evento se tornou o Dia Mundial sem Carro (World Carfree Day) que, por sua vez, deu origem à “World Carefree Network” (http://www.worldcarfree.net/).

Tudo isso existe para repensar o modelo atual de urbanismo, que transfigurou as cidades em favor dos carros. Ou seja, o objetivo é tornar os espaços públicos mais agradáveis para a convivência humana, com transporte coletivo de qualidade, mais proteção e infra para quem quer andar a pé ou de bike.

Aqui, na maior cidade do país, quem organiza a Semana da Mobilidade é o Movimento Nossa São Paulo. Estive na Câmara Municipal assistindo ao evento de abertura, que focou em melhorias para pedestres e ciclistas. Os debatedores foram Assuncion Blanco (integrante do Nossa São Paulo), João Ribas e Sérgio Faria (ativistas pró-inclusão de portadores de deficiência), Carlos Aranha, da ONG Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (www.ciclocidade.org) e Patricia Gejer, representante do Movimento Chega de Acidentes (www.chegadeacidentes.com.br). A descrição completa do encontro está em http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16910.

Embora na platéia houvesse apenas cerca de 50 cidadãos, fiquei impressionada com o alto nível do debate e a representatividade do grupo. Quase todos estavam ali em nome de associações que estão se articulando para tornar São Paulo um lugar melhor para todos. Todos mesmo, o que significa  incluir idosos, crianças e portadores de deficiência. Curiosamente, as adaptações que tornam as ruas acessíveis para os mais frágeis são justamente as que todos os chamados “normais” também precisam para estar no espaço público confortavelmente. Parece óbvio, mas está longe de ser.

Mesmo após ouvir tanto sobre os enormes problemas de locomoção em Sampa, saí otimista por várias razões, incluindo o fato da discussão ter chegado ao Salão Nobre por Poder Legislativo municipal, o que já tem muito valor simbólico. Há até um motivo pessoal: consegui deixar o carro em casa e fazer o trajeto Alto de Pinheiros/Centro num esquema bike+metrô+caminhada, algo impossível até pouco tempo atrás.

Então prepare-se que nos próximos dias o assunto estará em pauta, com a agitação no auge quinta-feira, o Dia Mundial Sem Carro ( já combinei com a filhota que voltaremos a pé da escola). No sábado, dia 24, acontecerá a Passeata pelo Plano de Mobilidade de São Paulo. A concentração será às 15h no vão livre do MASP e mais detalhes estão no Facebook: http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=256140657741343. Olha só o clima do convite: “A Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo tem R$15 milhões previstos no orçamento desse ano para fazer um plano de mobilidade e ainda não começou! Venha com a gente retomar a cidade. Ela é nossa. Saia da sua bolha e traga bolhas de sabão. Caminhar é preciso!”

Vamos?

Você também poderá gostar de:

2 Comments to 87. Vamos ao passeio público?

  1. 16 de setembro de 2011 at 17:27 | Permalink

    Claudia:

    Para os que também são amantes de bikes, fica bem mais fácil.

    Eu já aderi.

    Veja esta iniciativa também….

    Apoiamos esta iniciativa. Vá de ônibus no Rock in Rio 2011! http://www.rockinrio.com.br/cidade-do-rock/localizacao/

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 435454Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria