Dá para ser muito feliz consumindo menos

91. Nerd socioambiental

Nunca duvidei tanto do sistema escolar e, ao mesmo tempo, nunca estudei tanto na vida. Pela internet, em aulas ao vivo e na prática, estou fazendo uma espécie de faculdade de ecologia e agricultura orgânica. E antes da formatura já resolvi virar professora.

“Fulano é um nerd” passou a ser frase comum em casa, pronunciada com um tanto de admiração outro de ironia. Aos 10 anos, meus filhos já adquiriram plena consciência de que alguns são mais adaptados ao aprendizado acadêmico do que outros. Já eu, se por um lado acho muito bacana que existam crianças estudiosas, por outro percebo que cada um aprende de um jeito e as instituições de ensino, além de padronizar, ficaram anacrônicas. O currículo e a didática tradicionais excluem a maior parte dos estudantes, que se entediam ou simplesmente não compreendem o conteúdo exposto daquela forma. A meu ver, pouco adianta os colégios e faculdades lotarem a sala de computadores e inventarem projetos supostamente moderninhos. A escola dos meus sonhos não tem paredes, currículo, provas nem sinal marcando o início e o fim da aula. Minha utopia é o aprendizado pelo desejo irrefreável de desvendar o universo e a si mesmo. Se eu não estivesse vivenciando aqui e agora esse sistema, ia achar impossível.

Nunca estudei tanto na vida com hoje em dia. Nem às vésperas da Fuvest. Desde que criei a horta em casa e inventei esse blog, estou correndo atrás de conhecimentos diversos, sobretudo nas áreas de química e biologia, matérias que odiava na escola. Grudei uma tabela periódica na parede e volta e meia vou lá checar se N é mesmo nitrogênio, P fósforo e K potássio. NPK, como a turma do verde bem sabe, é o nome do adubo químico usado na agricultura convencional (aquela dos agrotóxicos). Fico aqui tentando desvendar a trofobiose, o ciclo do carbono, os interferentes endócrinos e mais uma sopa de siglas. Ao mesmo tempo, tiro do fundo do baú mental os conceitos de latifúndio, oligopólio, as teorias malthusianas e outras lições de sociologia. Junto isso tudo com novidades como obsolescência programada e permacultura e vamos nessa!

Com o Google, o Youtube e o Facebook, alcanço o mundo sem sair do escritório. Começo e termino a jornada CDF diária quando quero e posso me distrair sem nenhum professor dar bronca. Muitas vezes, assisto a um documentário enquanto faço outras coisas, sabendo que, se a atenção dividida me faz perder uns detalhes, posso voltar ao filme quando quiser. Recentemente fiz formação em agricultura orgânica online com o agrônomo Silvio Roberto Penteado (silvio@agrorganica.com.br). Durou vários meses e meus colegas eram fazendeiros de verdade.

Nem só de internet vivem os meus estudos. Também já participei de cursos livres em vários lugares. O próximo será a jornada de permacultura da Casa Jaya (http://www.casajaya.com.br/), onde aprenderei a captar água da chuva com Guilherme Castagna e vou me aperfeiçoar no plantio com o superfera Peter Webb. E o melhor de tudo são as aulas práticas, aqui mesmo no quintal, com a mão na terra!

Mesmo iniciante, percebi que minha trajetória poderia ajudar outras pessoas a iniciarem suas hortas e resolvi oferecer uma oficina (mais detalhes no post anterior). Abaixo relacionei algumas fontes de informação que estou acessando. Se quiser mandar comentários ou sugerir outras, será ótimo, pois trabalho de grupo era o que eu mais gostava no colégio.

DOCUMENTÁRIOS

O Veneno está na Mesa
http://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg �
Documentário do cineasta Silvio Tendler que mostra os terríveis problemas de saúde pública causados no Brasil pelos agrotóxicos. Mais detalhes: http://conectarcomunicacao.com.br/blog/84-veneno-est-na-mesa-socorro/

O Mundo segundo a Monsanto
http://www.youtube.com/watch?v=gkQN5gopWSU
A
diretora francesa Marie-Monique Robin percorre o planeta para explicar os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos. Estreou no canal de TV franco-alemão Arte em 2008.

 Food, Inc
http://www.factoryfilmes.net/documentario-food-inc-legendado-download
Os bastidores das indústrias de alimentos, sobretudo de origem animal.

 Dirt, the movie
http://www.youtube.com/watch?v=xh6yzFehi04
Esse eu assisti no Cineclube Crisantempo e só tem o trailer para baixar. Uma aula maravilhosa sobre a fertilidade do solo e os riscos da agricultura química. Pena que não está inteiro, mas vale ver.

 Projeto PANCs: soberania alimentar e biodiversidade palpável
http://coletivocatarse.blogspot.com/2010/04/projeto-pancs-soberania-alimentar-e.html
Registra as oficinas ministradas pelo botânico Valdely Kynupp sobre plantas brasileiras nativas com grande potencial alimentício e de comercialização, mas que costumam ser negligenciadas. 

Curso de Sistemas Agroflorestais
http://www.youtube.com/watch?v=fjITUODqLRo
Para aprender a recuperar e reflorestar áreas degradadas.

Mais filmes: http://conectarcomunicacao.com.br/blog/64-oscar-da-ecologia/

 LIVRO PARA BAIXAR
Agrotóxicos no Brasil
http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/09/Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf �
Novíssimo! Obra de fôlego da agrônoma Flavia Londres. Acaba de ser lançada por iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

 LIVROS PARA COMPRAR

Estante Virtual
http://www.estantevirtual.com.br/
O mega-sebo online tem de tudo, até o clássico e maravilhoso “Plantar e Colher”, do inglês John Seymour, fora de catálogo há séculos, que comprei lá.

Livraria Tapioca
http://www.livrariatapioca.net/
Especializada em sustentabilidade e com um catálogo ótimo.

 Via Orgânica
http://www.viaorganica.com.br/
Nesse endereço estão os manuais superpráticos de agricultura orgânica feitos pelo agrônomo Silvio Roberto Penteado.

Você também poderá gostar de:

2 Comments to 91. Nerd socioambiental

  1. 4 de outubro de 2011 at 20:24 | Permalink

    Gostei mto do seu artigo Nerd Sócioambiental. É por tudo o que vc escreveu sobre o sistema de ensino, que começamos com o Centro de Ecologia e em especial o Projeto jardineiro, que leva as crianças a vivenciarem o livro vivo da natureza e da vida.
    Legal vc estar praticando na sua mini horta e tão entusiasmada com o aprendizado e querendo saber mais. Como o mundo seria diferente e as crianças mais felizes se pudéssem ter um ensino mais vivo!
    Bjos
    Nicolette

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 417894Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria