Dá para ser muito feliz consumindo menos

16. Manual da Ambientalista em Férias

Os hotéis fingem que economizam água e reduzem o lixo enquanto os hóspedes deixam em casa qualquer preocupação ecológica. Quando vamos parar com isso?

Hoje em dia não existe nenhuma empresa ou pessoa que se declare a favor da destruição da natureza. Mas, quando se trata de mudar alguns hábitos bem estabelecidos, as boas intenções muitas vezes perdem para a inércia. As viagens de férias são uma boa ocasião para observar esse fato. Nos hotéis, por exemplo, há sempre uma plaquinha na pia do banheiro com aquele aviso manjado: “Você já imaginou a enorme quantidade de toalhas que são lavadas inutilmente nos hotéis ao redor do mundo blá, blá blá…”. Aí o estabelecimento avisa que se compromete a proteger as águas se o hóspede deixar as toalhas penduradas, sinalizando que pretende usá-las novamente.

Na prática, não é nada disso que acontece. Todas as manhãs, os camareiros simplesmente jogam no cesto de roupa suja todas as toalhas e as roupas de cama. Uma vez, conversando com uma pessoa que trabalha na área, soube que existe até um esquema meio mafioso em alguns locais. Explico: como parte dos hotéis contrata o serviço de lavanderia de fornecedores externos, que são remunerados pelo número de peças, rola uma caixinha para os funcionários mandarem o máximo de itens para a lavagem.

O curioso (ou triste) é que esse tipo de descuido acontece justamente em locais que cobram caro para receber visitantes porque estão situados em pedaços intocados da natureza, cada vez mais raros.

O excesso de lixo produzido pelos hotéis também assusta. Quando encontro aqueles potinhos de plástico com doses minúsculas de xampu, condicionador e cremes, fico triste. E me dá até uma certa revolta ao ver que os hotéis não fornecem água potável para os clientes com o intuito de obrigá-los a consumir uma garrafa PET a cada vez que sentirem sede e assim lucrar mais um pouquinho.

Já cansei de escrever sobre isso naqueles questionários de avaliação de estadia. Nunca obtive nenhuma resposta. Então optei por táticas de guerrilha do Manual da Ambientalista em Férias que eu mesma estou inventando.

No capítulo economia de água, assim que entro no quarto pego as canetinhas coloridas dos meus filhos e escrevo em letras garrafais no maior papel que encontrar: FAVOR NÃO SUBSTITUIR TOALHAS E ROUPAS DE CAMA. VAMOS USÁ-LAS DURANTE TODA A ESTADIA. A NATUREZA AGRADECE.

Em relação ao lixo plástico, antes de viajar encho garrafas PET de cinco ou dez litros que coleciono com água do filtro e coloco na bagagem. Levo na bolsa de mão algumas garrafinhas pequenas, para usar em passeios e quando estiver fora do quarto. Além de reduzir a carga das lixeiras, fazemos economia. Em uma semana de hospedagem, nós quatro costumávamos gastar cerca de R$ 90 só com água mineral. O potinhos de xampu etc simplesmente ignoro porque levo de casa os cosméticos. E os sabonetinhos que sobram voltam comigo para continuar a serem usados.

Fico muito assustada também com o comportamento de certas pessoas. Já flagrei gente usando nada menos do que quatro toalhas nas cadeiras da piscina. Isso sem falar que, quando as refeições são no sistema buffet, o desperdício de comida é generalizado. E tem o pessoal que acha o máximo ligar o chuveiro no máximo para ganhar massagem nas costas. É tão difícil perceber que a natureza sofre com essas atitudes?

HOTÉIS REALMENTE ECOLÓGICOS

Para a família
Hotel Bühler (Visconde de Mauá, RJ) – www.hotelbuhler.com.br
Casa do Lago (Buri, SP) -www.casadolago.com.br

Para adultos
Ronco do Bugio (Piedade, SP) – www.roncodobugio.com.br
Hotel Ponto de Luz (Joanópolis) – www.hotelpontodeluz.com.br

Você também poderá gostar de:

3 Comments to 16. Manual da Ambientalista em Férias

  1. 6 de agosto de 2010 at 0:13 | Permalink

    Claudia, ótimo o seu artigo! A questão da inércia das pessoas e algo surpreendente. Obrigada pela dicas de hoteis realmente preocupados com o ambiente.

  2. EDUARDO RAITZ's Gravatar EDUARDO RAITZ
    5 de dezembro de 2010 at 19:00 | Permalink

    Parabens Claudia pelo seu site, fazem dias que venho buscando algum site que me chame a atencao e me acompanhe nas minhas horas de folga de trabalho, entre ligacaoes e ligacoes de clientes de Visa, trabalho num call center … encontrei o seu, e ja fazem varias horas que nao consigo de deixar de ler suas palavras… sou estudante de biologia e de verdade faz tempo que nao via um site com tao boa informacao e super descontraido. Parabens novamente e obrigado por compartir. Um abraco Eduardo.

Deixe um comentário

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Simplesmente

Dá para ser muito feliz consumindo menos.

Visitantes no blog

  • 448952Visitas:

RSS

Assine este feed

Posts por categoria